quinta-feira, 17 de abril de 2014

Colocando cordas novas em um violão

Conhecendo o violão     

          Bom dia pessoal, hoje estou-me aqui com mais algumas novidades para vocês. Para quem gosta de violão e para quem adora saber sempre mais, com toda a certeza as informações sempre serão bem vindas, sobre qualquer aspecto do violão e da musica, e hoje estarei apresentando um assunto que acredito que todos gostariam de saber, pois é de suma importância sabermos isso em primeiro lugar. O que eu estarei explicando é como colocar as cordas em um violão, seja quando precisa de todas elas ou quando arrebenta alguma ou até mesmo algumas, e para que não fiquemos na mão sem poder tocar uma viola por falta de uma cordinha, temos que saber trocar-las.
        Em primeiro lugar para que se saiba como fazer esse trabalho todo, é preciso se conhecer um pouco do violão. Então o que precisamos entender agora é que existem 2 tipos de cordas, e em um violão existem seis cordas, exceto a viola que possui 12 cordas. Entre as seis cordas estão as cordas denominadas de primas que são as mais finas, e os bordões que são as cordas mais grossas, assim existindo três agudas e três graves. Para que não confundamos as cordas primas, que são as agudas ficam sempre em baixo, e os bordões ficam sempre em sima, que são as cordas graves. vejamos na imagem.



        Para que seja possível entender melhor, existem dois lados possíveis de se começar a colocar as cordas, importando se a pessoa quer tocar do lado direito ou do lado esquerdo. Para isso explicarei o seguinte: no caso da cantora " paula Fernandes " ela toca do lado esquerdo, assim como eu também. Logo a maioria dos cantores tocam o violão do lado direito, e para isso posso dizer que quem toca do lado esquerdo não toca no mesmo violão que os direitos tocam porque o posicionamentos das cordas são outros. Para que enter isso, podemos ver na imagem anterior que o violão está propicio a ser tocado de esquerda, porque o braço do violão está voltado para o lado direito do violeiro de forma a fazer os acorde com a mão direita e ferir as cordas com a palheta com a mão esquerda. Notem também que as cordas também estão no sentido esquerdo,  os três bordões para sima e as três primas par baixo. se estivesse no sentido direito, as cordas estariam invertidas, as grossas em baixo e as finas em sima, dessa forma eu teria que posicionar o braço do violão para o mesmo lado da minha esquerda, para que fique no sentido correto, os bordões para sima e as primas para baixo. Para tocar na direita,  eu faço a posição no braço do violão com a mão esquerda e firo as coras com a palheta usando a mão direita.
        Porem existe um outro problema que é muito fácil de se confundir. a duvida é, na hora de colocar todas as cordas, como saber qual das finas é a mais fina, e qual é a mais grossa entre elas. mesma coisa se dá entres as três cordas mais graves, ou seja, como distinguir as cordas certas para colocar na ordem certa? muito bem, para isso não existe problema pois quando as cordas são compradas em conjunto geralmente elas possuem algumas cores nas pontas e na mesma embalagem onde se encontram se tem um catálogo onde representa qual a ordem exata de todas as cordas. porem ainda existem alguns jogos de cordas comprados ainda que vem marcado a nota que essa corda representa. e para entender isso vou explicar outra coisa para vocês. Para contar as cordas existe uma regra, que é a maneira como se contam, por exemplo, as cordas só podem ser contadas de baixo para sima, e não de sima para baixo. E em relação as notas que cada corda souta dessas representa, podemos sitar, MI, LÁ, RÉ, SOL, SI e MI, sendo aqui representado na ordem de sima para baixo. vejam abaixo na imagem a seguir como  fica:


        Nessa imagem as denominações foram representas em sifras que são as letras que representam cada nota dentre as sete existentes, em uma de minhas postagens anteriores eu expliquei sobre elas. para relembrar E é Mi, A= LÁ, D= RÉ, G= SOL, B= SI e E novamente que é MI.
     
Colocação das cordas 

        Agora que entendemos m pouco melhor sobre esses aspectos, vamos ao que interessa que é colocar todas essas cordas cada uma em seu lugar. primeiramente precisamos de alguns materiais, como licate, cordas, um violão, e paciência. segue a baixo quais são os materiais utilizados:


uma licate.

cordas. geralmente são vendidas em lojas de instrumentos, as vezes até em escolas de musica.


e corda com pino nas pontas para violão que só segura-lhe com um objeto semelhante ao prego, vejamos a imagem a seguir:


        Agora que sabemos tudo o que precisamos, vamos colocar as cordas. Primeiramente temos que entender que na imagem a sima, o pino possui uma ponta como um prego, porem o resto dele não possui forma de um cilindro, pois existe nele um canal, um relevo, em que esse é colocado em direção ao braço do violão. Para que a corda seja colocada corretamente, vejamos em uma imagem onde os pinos já estão colocados: 


Mostrei essa imagem para que possamos observar que é ai que são colocados os pinos, pois aqui tem-se uma madeira com seis perfurações para que possa ser colocados, e é aqui onde serão então postos primeiro a ponta de cada corda, sabendo que nesse possui uma bolinha na ponta e com um buraco na mesma, porque essa é de forma cilíndrica e pequena, ou seja, tem-se que colocar esse no sentido que entre na perfuração da madeira, e logo é colocado o pino para que essa bolinha vá para dentro, logo precisamos da licate porque precisamos dar leves batidas para que fique bem seguro. Temos que entender que primeiramente é feito essa parte do trabalho, feito isso por ultimo torna o trabalho mais complicado. 
        Agora o que precisamos fazer é colocar a outra ponta da corda em outro lugar para que possamos aperta-las. para isso temos que saber qual o sentido corretos de girar as tarrachas. Para quem não sabe o que é tarracha verems uma imagem que mostra qual é a tarracha: 


As tarrachas então são assim formadas, e servem para apertar ou afrouxar a corda. nisso existe um mecanismo onde é interligado a corda para que torne possível esse ato. agora vou mostrar outra imagem para que entendam onde se coloca a ponta da corda. 


Podemos ver nessa imagem a sima que a ponta das cordas são colocadas pelo meio desse pino que estamos, notamos que a corda é girada algumas vezes para que fique bem firme. Para que a ponta não saia desse pino na hora de apertar, é preciso que se coloque a ponta da corda primeiro, depois se da uma volta incompleta  no pino e em seguida é preciso segurar a corda puxada e ir esticando até chegar a um limite. é preciso segurá-la puxada porque a mesma pode se desenrolar toda e sai, ai tendo que enrolar tudo novamente. Entretanto, existem cordas novas que possui uma ponta bem fina, e que torna a corda muito comprida, essa é necessário de uma licate para cortar um pedaço, porque só atrapalha na hora de coloca-la, porem em alguns violões não tem esse problema porque existem instrumentos um puco maiores. E para finalizar, existe um sentido correto para girar as cordas. Mostrarei uma imagem para que possamos entender melhor. 


Vejam que o sentido de apertar as cordas é sentido horário desde o começo, portanto, para afrouxar as cordas é sentido anti-horário. O motivo é que se apertar as cordas sentido anti-horário, as cordas do meio que são a terceira e quarta corda, ficam encostando no pino debaixo, e isso é ruim. Em relação ao tipo de corda que eu costumo usar, gosto mais das de aço porque tem um som mais bonito, os dedos doem até acostumar, mas depois melhora com a prática. 
        
afinação das cordas

        Apos todas as cordas colocadas é preciso deixa-las bem afinadas, sabendo que quando essas são novas não pode ser apertadas de mais no começo, podendo apertar só um tempo depois, pois elas precisam se acostumar com o repuxe, porque se feito ao contrário, ficam estranhas. bem agora precisamos aprender a afinar, e para isso podemos começar com o auxílio de um diapasão, principalmente o de sopro, ou outro instrumento que ajude na afinação, mas se tiver um diapasão de sopro, pode estar usando também. Bem, esse instrumento produz o som de lá, que significa o mesmo som da quinta corda precionada na quinta casa: 


        Nesse caso você vai apertar a corda até que o som dela se iguale ao afinador que você esta usando. Pra isso vai precisar treinar um pouco o ouvido. Após afinar essa corda, será a partir dessa que se ajustará as outras. Por exemplo, apertara nessa corda na quinta casa e tocara essa e ao mesmo tempo a quarta, assim tem-se que apertando-a até igualar o som dela com a quinta. Logo se faz o mesmo processo para afinar a terceira, onde se aperta a quarta na quinta casa para afinar a terceira, lembrando que se contam as cordas sempre de baixo para sima: 


        Da mesma forma se aperta na terceira já afinada para ajustar a segunda, porem eis aqui uma exceção, para afinar apenas a segunda não se aperta a terceira na quinta casa, nesse caso será pressionada a corda na quarta casa, segue a imagem abaixo: 


        E por ultimo para ajustar a primeira pressiona a segunda corda na quinta casa e iguala o som: 



        E para finalizar observem que começamos afinar pela quinta corda e não pela sexta. Então isso significa que a ultima de sima não está afinada. para isso precisamos pressionar a corda mais grossa que é a ultima e ver se seu som esta igual a quinta, para igualar precisamos apertar essa ultima corda que esta sendo pressionada com o dedo, ou seja, se faz o processo contrario do que s fazia antes. Por exemplo, antes se apertava uma corda para afinar a outra, nessa ultima pressiona-a para afinar a mesma: 


        Enfim vou ficando por aqui, com mais um conteúdo finalizado para os leitores, muito obrigado pelas visitas  espero que tenham gostado e boa leitura. um abraço e uma ótima pascoa a todos.