domingo, 27 de abril de 2014

Acordes sustenidos menores

       Bom dia a todos os leitores, estou aqui com mais uma nova matéria pra vocês e espero que gostem. Como todos nós sabemos, existem diversos acordes, entre eles, aqueles em que eu sitei nas postagens anteriores, existem também os acordes sustenidos, e ainda os sustenidos menores. Pra que entendamos esses acordes, mostrarei imagens de como esses acordes são formados no braço do violão. Primeiramente eu vou mostrar todos os sustenidos menores. Então para começar apresento uma imagem do acorde dó sustenido menor, tendo como cifra que lhe represente, o C#m. Sabendo que o indicador representa o dedo 1, o médio dedo 2, o próximo dedo 3, e o dedo menor o 4, então na formação dessa nota, se faz uma pestana na quarta casa com o dedo indicador, o dedo dois vai na quinta casa e na segunda corda, o dedo três vai na sexta casa e quarta corda, e por ultimo o dedo quatro vai na mesma casa e na terceira corda. Para facilitar vejam como fica o acorde na imagem abaixo:


        Agora apresento a nota ré sustenido menor, essa tem como cifra que lhe represente D#m. Esse acorde basicamente tem a mesma colocação dos dedos que no C#m apresentado logo a sima, porem ao em vez de fazer a pestana na quarta casa faz-se com a pestana na sexta casa. vejamos como fica na imagem, verão que a posição fica igual ao acorde mostrado a sima:


        Em seguida apresento a nota E#m, é representado pela cifra E#m. Na formação desse acorde coloca-se uma pestana na primeira casa, depois dedo três na terceira casa e quinta corda, e a seguir dedo quatro na terceira casa e quarta corda. vejam como fica na imagem abaixo:


        Mostrarei agora o acorde de fá sustenido menor, essa é representada pela cifra F#m. para formar essa nota se faz uma pestana na segunda casa, lembrando que pestana é quando o dedo um pega todas as cordas juntas, logo dedo três fica na quarta casa e quinta corda, e dedo quatro na quarta casa  quarta corda. então fica assim: 


        Em seguida temos o sol sustenido menor, esse é representado pela cifra G#m. A colocação dos dedos para formar essa nota é idenntica a formação da F#m, porem o que só muda são as casas onde fica a posição, por exemplo a F#m tem como pestana na segunda casa, logo a G#m tem sua pestana posta na quarta casa. então fica assim:


        Outro acorde é o lá sustenido menor em que é representado pela cifra A#m. Para formar essa posição coloca-se uma pestana na primeira casa, dedo dois na segunda casa e segunda corda, dedo três na terceira casa e quarta corda, e dedo quatro na terceira casa e terceira corda. vejamos como fica na imagem:


        Temos também acordes bem parecidos como o fá sustenido e o sol sustenido. O fá sustenido é representado pela cifra F#, difere-se do F#m, e tem-se a pestana na segunda casa, o dedo dois vai na terceira casa e terceira corda, dedo três na quarta casa e quinta corda e dedo quatro na quarta casa e quarta corda. vejam a imagem como fica:



        Logo o sol sustenido menor é bem parecido com esse acorde de fá sustenido porem sua colocação fica em outras casas. O esse acorde é representado pela cifra G#m, e na sua formação o dedo um faz a pestana na quarta casa, o dedo dois vai na quinta casa e na terceira corda, dedo três na sexta casa e na quinta corda, e dedo quatro na sexta casa e quarta corda. E para entenderem temos uma imagem de como fica:



        Essas são todas as notas que eu conheço em relação aos acordes sustenidos menores, e quero agradecer pelas visitas, por hoje é só e volto com mais novidades próxima postagem. Tenham uma boa leitura e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário