sábado, 1 de março de 2014

O que é notação musical e suas durações

        Bom dia pessoal, hoje estou aqui novamente e quero mostrar mais algumas novidades par vocês. muitas pessoas questionam o que é realmente a notação musical, ou conhecem mas não sabem como funciona como entender a notação musical. Então hoje quero mostrar para vocês a definição e os símbolos usados e até mesmo o tempo que dura cada simbolo e como escrever a musica.
        Como todos nós vemos em orquestras e em televisão, até mesmo em qualquer lugar as pessoas tocando algum instrumento olhando para uma folha onde ali se encontram varias pautas compostas de algumas linhas, sabemos que ali está gravado as musicas, ou seja, o que é notação musical então? bem,  é tudo isso que vemos por ai, que digamos assim, consideramos um sistema de escrita onde a musica é colocada em pautas e representada por símbolos que vão definir a duração de cada nota e até mesmo velocidade da música. se não esistice notação musical não teria como aprender uma musica, ou anotar a musica que compôs no papel.
        Bem, uma imagem que representa a notação musical está logo abaixo para que tomem conhecimento mais de perto e não pensem que estou falando de outra coisa:

     
        E como já devem estar se perguntado como é feita a escrita, já vou logo falando. Como eu afirmei num dos parágrafos a sima, são usados símbolos para representar as notas tocadas, e alem disso ainda representam também o tempo de duração de cada nota. Em outras palavras, o som musical é representado na escrita por um sinal chamado nota. As notas são representados por figuras como expliquei. as figuras simples, acredito eu que sejam as mais conhecidas, que são a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa, quartifusa entre outras que eu não sitei. cada símbolo desses representa um determinado tempo, veja a imagem abaixo:


        Cada simbolo desse não representa nota nenhuma quando não colocada na pauta, porque o que representa a nota é a posição em que ela se localiza nas linhas, ou seja, primeiramente que a formação da pauta é composta por 5 linhas e 4 espaços onde cada linha e espaço representa uma das 7 notas conhecida por todos que é: dó, ré, mi, fá, sol, lá, e si. onde que começa contando de baixo para sima. A exemplo bem claro disso, vejam a imagem abaixo que lhes mostram como fica a distribuição das notas na pauta:



        Para ficar mais claro ainda, se colocarem a semibreve na primeira linha que é a linha de baixo, terão uma nota " mi " que é o nome dado a linha, com duração de quatro tempos porque foi usado a semibreve que representa quatro tempos com viram em um exemplo a sima.
        Nas pautas ainda se tem os compassos, e são definidos vários os compassos, vou explicar isso mais a frente. antes quero mostrar uma imagem onde mostra uma pauta com os compassos divididos. veja a baixo:


        Vejam que nessa figura os compassos estão divididos por barras, e vejam também que no começo de cada pauta dessas três possuem números, ou seja, frações, aqui temos algumas duvidas que surgem mas que não é difícil entender. podemos perceber que o número de baixo de cada fração é o 4, o que quer dizer isso? que o número que está em baixo da fração sempre vai representar o tempo do compasso determinado pelas barras, então 4 significa que é 4 tempos a duração. se você colocar 4 semínimas em que cada uma tem a duração de 1 tempo, então vai preencher o compasso que pode suportar até quatro tempos, assim como está representado na terceira pauta. de repente deve ter surgido uma pergunta, mas e aquele numero que fica em sima do 4 das frações, qual a influencia dele? bem, esse número serve para limitar você preencher os 4 tempos do compasso usando as notas, ou seja, isso significa que não precisa ocupar todo o tempo, basta colocar o número 3 na fração, por exemplo 3/4 e você passa a preencher 3 tempos ao em vez de 4 no compasso, assim como está representado na segunda pauta da figura a sima, e que também está representado na primeira pauta em que está utilizando 2 tempos em vez de 4. 
        Bem por hoje é só, espero que eu tenha ajudado, e na próxima semana quero falar um pouco mais sobre isso, quero dizer que darei continuação ao que eu falei aqui, agradeço aos leitores pela visita ao meu blogger. Se precisarem tirar as duvidas estou a disposição de todos, espero por vocês aqui. boa leitura e bom final de semana a todos e até mais. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dicas para aprender violão

        Bom dia pessoal, aqui estou eu novamente com mais uma postagem interessante, e hoje quero falar de como vencer as dificuldades e conseguir aprender a tocar um instrumento, como por exemplo o violão. Vou me referir nessa postagem mais a esse instrumento mesmo porque eu conheço mais, mas o que comentarei aqui ajuda para quem tem interesse em outros também.
        você já imaginou poder tocar perfeitamente um violoncelo fazendo todos aqueles enfeites de acordes na musica como agente vê na televisão ou na internet? então um teclado, com aquela mesma agilidade em que vemos em filmes e em outros lugares? violão então, parece difícil não é mesmo? na verdade tudo o que fazemos de novo é complicado, mas pode não ser, ou seja, podemos tornar isso muito fácil, porem temos que ter paciência. então vejam só algumas dicas que vou passar a você para que consiga aprender um instrumento e não perder sua vontade na metade do caminho.
        Agora todo mundo sabe que pra aprender um instrumento não é fácil, e todo mundo já sabe também que existem maneiras de conseguir chegar ao topo e tocar com enfase, porém tem um segredo, aquele em que todos os cantores de bandas tem para que consigam tocar perfeito em um show por exemplo, e esse é um dos segredos que precisamos conhecer e levar a serio para que possamos também fazer shows até se for o caso, e não se atrapalhar, ou mesmo para aprender. então siga algumas dicas a baixo:

Se familiarizar com o instrumento: Muitas pessoas pensam em tocar um instrumento mas quando pensam em começar a aprender, acreditam que não vão conseguir porque nunca tocaram um para saber com funciona pois vêem que não é simples como pensavam, ai perdem o interesse, alem do mais imaginam também que vai chegar em um curso e o professor vai te passar direto algumas musicas e você vai ter que já sair tocando, Na verdade não começa bem assim. Quando estamos começando, talvez em algum momento pensamos que não conseguiremos começar ao familiarizar-se com isso, talvez nos falte confiança em nós mesmos, simples assim. Ou seja, temos que conhecer o violão, toca-las, nos acostumar com ele, assim como com qualquer outra experiência nova que vivenciamos, por exemplo no trabalho, primeiro conhecemos o cargo, depois aprendemos o que devemos fazer, depois praticamos tudo para que aprendamos a criar agilidade e assim por diante. no violão é a mesma, coisa e para isso precisamos praticar.

Treinamento: para tudo exige treinamento não é mesmo? pois é, a dica então é você treinar, mas não pense que tem que treinar até não aguentar mais sua mão doendo de tanto treinar, porque também não é bem por ai que vai conseguir começar. Tem-se que começar com calma, treinar um pouco por dia, nem que sege por meia hora, porém treine todos os dias ou quando tem tempo e aumente gradualmente o tempo de estudo se quiser estudar por mais tempo, quando se tem dificuldades em tirar um tempinho para isso. O treinamento ajuda em muito a se familiarizar com o instrumento. Alem de tudo temos que ter paciência porque nada é do dia para a noite que vamos aprender tudo, existe muita coisa pra aprender e criar agilidade, então temos que nos esforçar.

Local de estudo: Esse é algo que faz muitos pensarem muito bem antes de começar, ou também, faz muitas pessoas desistirem muito rapidamente, porque ai você não consegue arranjar um local em que fique a sós para que possa se relacionar em paz com sua musica, e ai cria-se uma certa vergonha de não saber tocar porque tem medo que as pessoas vão ficar só de reparos, e como as vezes acontece, tem para desanimo aquele que sente uma magoa, uma invejinha por ver você aprendendo e ele não ter interesse não é? rsrs. E para que possamos nos concentrar e nos sentir bem, devemos nos esconder, encontrar um local em que se tenha mais privacidade para ficar sozinho, e também escolher horas em que muitos já não estão mais perto, para lhe escutar, um bom horário é a noite quando todos já foram dormir. Mesmo que saiba que as pessoas não estão nem ai e saibam que você só está aprendendo ainda, mas você precisa se fechar em um canto sozinho mesmo pra aprender. Ninguém precisa escutar, além do mais, as pessoa querem escutar você tocando mas precisam entender que você ainda está só aprendendo e precisa estar sem ninguém por perto porque só assim conseguirá aprender melhor, pois nada conseguimos aprender quando não é se concentrando sem olhares por ai, e alem do mais, conseguimos criar mais alto estima e confiança e não sentimo medo de errar, porque dai não tem ninguém pra desanimar com criticas. qualquer coisa que precisamos aprender temos que star em m local calmo pra se concentrar, com o violão não é diferente, se as pessoas querem lhe escutar tocando, hahaha, então vão ter que esperar porque precisa se concentrar primeiro aprender e mostrar pra eles que precisa aprender ainda pra tocar perfeito como querem.

Onde aprender: Bem, cada um sabe em que instituição pode ir para aprender e tudo mais, mas muitas vezes não se tem muita verba para estar fazendo um curso e muitas vezes desanima porque não tem ninguém para ajudar, mesmo assim, para quem quer tentar aprender mesmo e realmente tem vontade, mesmo que pareça ruim tem-se sites que passam aulas de violão, um deles eu conheço e o site é o " Sifra-clube " onde pode estar pesquisando no youtube e lá é onde procuramos o que podemos aprender. Nesse canal não é necessariamente um curso, mas é um local onde vai auxiliar para aprender músicas e acordes que precisa fazer na musica, porem tem que pesquisar as musicas que quer aprender.

        Por hoje é só, vou ficando por aqui com 4 dicas para aprender qualquer instrumento e volto semana que vem com mais algumas dicas e informações para vocês e muito obrigado pelas visitas, boa leitura e bons estudos.