Bom dia pessoal, hoje quero falar um pouco sobre como se formar as notas no braço do violão. bem essas notas, também chamados de posições, são acordes formados para fazer um acompanhamento de uma musica. Esses acordes são um conjunto de notas isoladas que serão tocada simultaneamente, ou seja, não é como tocar a nota DÓ sozinho em uma só corda do violão. Cada acorde desse é representado por uma cifra, o que é isso? cifra é um símbolo formado por um numero ou uma letra, em que as mesmas em um juntos formam um sistema de notação musical, essa é notação musical cifrada.
Sabemos então que um acorde é representado por uma cifra, e cada acorde é uma nota, que notas são essas? são aquelas 7 que todo mundo sabe, DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, e SI. As cifras mais comuns são: C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL, A = LÁ e por ultimo B = SI. vejam que antes do sinal do igual eu coloco uma letra, essas são as cifras de cada acorde em que é representado depois do símbolo do igual. Ai vem outra pergunta, mas porque que a primeira nota é representada pela terceira letra do alfabeto e não da primeira? para que entendam melhor, as notas são assim formadas em ordem alfabética:
A = LÁ
B = SI
C = DÓ
D = RÉ
E = MI
F = FÁ
G = SOL
Como vemos, as letras fazem reverencias tanto a notas isoladas quanto a acordes, e o que se tem pra dizer é que não existe uma explicação clara, pelo menos me desculpem, não consegui encontrar em lugar nenhum o porque que as cifras começa com " C " e não com a letra " A ". Porem mim, penso o seguinte, que a ordem alfabética não tem nada a ver com a história, simplesmente estão ai para representar as notas musicais da forma como estão representando. Bem em algum momento quando eu tiver oportunidade de encontrar uma explicação para isso, volto correndo para contar a todo mundo.
Bem, sabemos contudo, que não são apenas esses acordes que existem, por esse motivo quero ir mais alem no assunto com vocês. Essas notas que eu mostrei são notas maiores, assim são consideradas por ser inteiras, logo vemos as notas menores, que no braço do violão possuem uma posição diferenciada das maiores. A representação de cifras para as notas menores é feito da seguinte forma:
am = lá menor
bm = si menor
cm = dó menor
dm = ré menor
em = mi menor
fm = fá menor
gm = sol menor
Como se pode perceber, nas notas menores se coloca um " M " em todas as cifras para representar isso.
Outra coisa que a surge são os sustenidos, que vem sendo representados por cifras de mesma forma que as ouras notas. Dou exemplos:
A# = lá sustenido
B# = si sustenido
C# = dó sustenido
D# = ré sustenido
E# = mi sustenido
F# = fá sustenido
G# = sol sustenido
Temos também os acordes, os tais sustenidos menores, onde aqui eu mostro alguns exemplos:
a#m = lá sustenido menor
b#m = si sustenido menor
c#m = dó sustenido menor
d#m = ré sustenido menor
e#m = mi sustenido menor
f#m = fá sustenido menor
g#m = sol sustenido menor
Com essas informações muitos estão se perguntando, mas o que vem a ser sustenido. Para ficar bem explicado vamos começar por uma nota inteira. Primeiro precisamos conhecer o que é tom e semitom, bem tom é o conjunto de dois semitons, e semitom é a metade de um tom. Mas o que isso tem a ver com a nota? pode-se dizer que tem tudo a ver com a nota, porque veja bem, a nota que é considerada inteira, que não é representada por um símbolo de sustenido, ela é um tom, pois possui os dois semitons. Logo a nota que possui o simbolo sustenido, é elevada a altura dessa nota para meio tom, tendo ela então um tom e meio, esse é o sustenido afinal.
Temos ainda mais uma definição a entender, é sobre o bemol que também é existente, logo esse faz o processo contrario do sustenido, porque ele abaixa a altura da nota em meio tom, sendo a mesma definida em mio tom. Aposto também que surgiu uma outra dúvida ainda, se existe bemol e sustenido, por um acaso o bemol de uma nota não é o sustenido da outra anterior? exatamente. Se visto um um teclado, vocês verão como é simples analisar isso, no violão não tanto mas em teclado e piano é possível. vejamos só:
Como podemos ver, para que entenda melhor, a tecla preta significa sustenido ou bemol, a imagem não está muito bem visível, porém se observado atentamente verão que nas teclas pretas estão as descrições de que a mesma pode ser bemol de uma nota e sustenido da outra, por exemplo a segunda tecla que vemos, vem depois do dó, essa representa é o sustenido do dó e é bemol do ré que é a tecla branca a seguir. Em relação a símbolos, o sustenido é representado por " # " jogo da velha, e bemol por " b ".
Emfim, por hoje estou parando por ai, e quero desejar a todos uma boa litura quero também informar que na próxima semana estarei mostrando todas as posições no braço do violão, alem do mais nessa postagem falei bastante sobre isso, é por esse motivo que estarei apresentando a pratica, a formação das notas no instrumento para quem tem interesse em aprender, a ingressar e para quem quer começar em um novo instrumento. Muito obrigado pelas visitações e bom final de semana a todos.
Muito bom!! Muito bem explicado!! Simples e fácil de entender!
ResponderExcluir